Como ser um poliglota falando só em português!

Parece até mágica mesmo! Imagine se você quiser saber uma informação sobre um hotel ao qual você vai se hospedar numa viagem de negócios, e resolve ligar pra lá, mas esse hotel se encontra na Romênia, como você ia se virar pra entender e ser entendido, visto que nem é do seu conhecimento que lingua é falada lá na casa do Drácula? É o problema que um grupo de cientistas da Universidade Carnegie Mellon (EUA), prometem resolver…


Trata-se de um aparelho capaz de traduzir tudo o que é falado para qualquer idioma! Desta forma você ligaria pro tal hotel falando em português, e lá ia sair tudo em romeno… Prático não? O aparelho mede a eletricidade que passa pelos músculos usados na articulação da fala. Os cinetistas já conseguiram atingir 80% de precisão nas traduções, o único incômodo é que é preciso ser conectado a seis eletrodos que captam os impulsos elétricos do rosto, colocando a pessoa numa situação de filmes de ficção científica, além disso cada um tem uma forma distinta de usar os músculos da face para falar, seria impossível então criar um padrão. “Então como ele consegue?” Você pergunta, “é preciso ensiná-lo!” Responde a pesquisadora Tanja Schultz, que inventou o protótipo. Com treino, ele é então capaz de aprender de que forma um usuário usa a musculatura do rosto para falar, e assim traduzir tudo de forma correta. Nem precisa usar a voz, só de mexer os lábios ele já entende!

Por enquanto, o aparelho entende inglês, chinês, espanhol e alemão, e eu espero que consigam também resolver esse probleminha dos eletrodos, porque sair na rua falando ao celular com um monte de fios grudados no rosto ia ser o “Ó”.

Fiquei sabendo lendo a Superinteressante!

Gostou do posts? Quer ver mais? Clique AQUI e veja os novos posts do blog.

O que achou do post? Que tal deixar um comentário? Ou se quiser ver mais clique AQUI para ir a página inicial do blog e ver novos posts.

0 comentários:

Postar um comentário