Mas também estão havendo mudanças no comportamento da população católica que contribuem para essa época de "vacas magras" da Igreja, as doações vem caindo gradativamente ano após ano, além de o Jornal L'Osservatore Romano e a Rádio Vaticano, pertencentes a instituição estarem gerando apenas prejuízos milionário, e o fato de que os investimentos financeiros da Santa Sé, estarem num queda vertiginosa.
Até o mercado imobiliário do Vaticano, que tem status de país independente com uma área de menos de meio quilômetro quadrado, que é calculado fora das contas da Igreja, vem sofrendo os efeitos do "baque", já que seus rendimentos em 2007 foram de 6,7 milhões de euros, contra 21,8 milhões em 2006.
Tudo culpa da queda do dólar em relação ao euro, visto que boa parte da renda da instituição vem de doações de outros países, e entre as três nações que mais contribuem está os EUA que doam, óbviamente, em dólares. Essa explosão da mídia em cima do que já se sabia a tempos sobre a pedofilia na Igreja, tem contribuído para a diminuição das doações também, além dos gastos de milhões de dólares com indenizações e despesas judiciais.
Será que o Papa vai conseguir reverter essa situação, já que ele não tem nem a metade do carisma do anterior acho difícil, a não ser que ele convença o mundo de que a volta das Cartas de Indulgência* seja vontade de Deus... Improvável...
*cartas de indulgência eram cartas que eram vendidas a quem dispunha de muito dinheiro, que continham a "absolvição" dos pecados do portador - Segundo o Catolicismo visivelmente corrupto da época de Alexandre VI.
Gostou do posts? Quer ver mais? Clique AQUI e veja os novos posts do blog.
O que achou do post? Que tal deixar um comentário? Ou se quiser ver mais clique AQUI para ir a página inicial do blog e ver novos posts.
0 comentários:
Postar um comentário