As fabulosas bonecas russas

O passado cultural da rússia é muito rico, mas essas estranhas e belas bonecas estão entre as coisas mais curiosas sobre aquele país. O fato é que a Vogue Russa está completando seu décimo aniversário , e por conta disso , grandes nomes da moda como Prada, Moschino, Saint Laurent entre outros deram luz a pequenas obras de arte conteporânea amarrando o passado e o presente da Rússia.
Cada grife produziu um projeto que foi passado a grandes artesões do país. Cada peça media de 50 a 60 cm em madeira e foram pintadas a mão.



Foi a rápida popularidade e disseminação que fez das matrioshkas um dos símbolos mais famosos da Rússia. As primeiras dessas bonequinhas são atribuídas a Sergei Maliutin que, em 1890, inspirado nas bonecas de madeira japonesas, desenhou o projeto de uma que tivesse trajes e aparência típicos. Foram oito pequenos camponeses que seguiam o conceito já conhecido no país, de objetos ocos que contêm outros semelhantes em tamanho cada vez menor por dentro (os Ovos Fabergè, por
exemplo).





Gostou do posts? Quer ver mais? Clique AQUI e veja os novos posts do blog.

O que achou do post? Que tal deixar um comentário? Ou se quiser ver mais clique AQUI para ir a página inicial do blog e ver novos posts.

2 comentários:

Poliana Maris disse...

Que encanto de bonecas!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Por várias razões de ordem pessoal, não tenho tido tempo de comentar posts que me chamam a atenção.

Agora que as coisas melhoraram um pouco, tirei uma folguinha e vim ler os seus - todos muito interessantes e úteis, como este que acabei de saborear.

Abraços e muito sucesso em 2009

Postar um comentário