Freud, pasión secreta




Freud, além da alma (Freud), dirigido por John Huston em 1962 cobre o período da vida do "pai da psicanálise" desde que ele se formou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da sexualidade infantil.

Uma coisa maravilhosa sobre o filme é que o roteiro foi idealizado por ninguém menos que Jean Paul Sartre , filósofo existencialista com idéias sensacionais.

Desde a infância Freud achava que "o progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade", como é lembrado por sua esposa Martha (Susan Kohner).

Uma das grandes qualidades do filme é a de inter-relacionar a vida pessoal de Freud com as suas descobertas. O conceito do complexo de Édipo foi extraído da obra "Édipo rei", de Sófocles, que e Freud conhecia desde a sua criança. Porém, não fosse o amor que ele nutriu pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, baseou-se fundamentalmente na sua própria infância.

O filme é de 1962 tem a direção de John Huston e é simplesmente imperdível para os amantes de filosofia. Assistam!

Gostou do posts? Quer ver mais? Clique AQUI e veja os novos posts do blog.

O que achou do post? Que tal deixar um comentário? Ou se quiser ver mais clique AQUI para ir a página inicial do blog e ver novos posts.

0 comentários:

Postar um comentário