Banho Romano


Olhe esta imagem e imagine dezenas de cidadãos romanos juntos na água conversando sobre guerras e política. Pois é , isso mostra com fidelidade o que era um banho público romano.

Desde os idos tempos na Roma Antiga, os banhos em águas termais eram uma atividade comum na rotina dos citadinos. Não se tratava de luxo exclusivo das classes mais ricas, mas também as classes menos favorecidas podiam banhar-se nos banhos públicos. Nas Termas de Diocleciano, cabiam até 3 mil pessoas que se encontravam para conversar no Frigidarium central.

O banho romano era uma atividade complexa e demorada. Inicialmente, um tipo de banho turco (sauna vapor com temperatura média, como ambientação preliminar do corpo ao calor).

Após, o cidadão permanecia um período no Calidarium (sala grande, úmida e aquecida a grandes temperaturas).









Antes de passar para o Frigidarium (salão refrigerado, grande ponto central de reunião), permanecia um certo tempo no Tepidarium (forno de temperatura morna), novamente ambientando o corpo, desta vez à uma temperatura mais baixa.

Finalmente, um mergulho na Natatio, piscina ao ar livre. Para os ricos, este ritual era seguido de massagem com lã perfumada.

Além dos banhos, havia espaço para ginástica, galerias de arte, bibliotecas, jardins. Havia bares, barbeiros, bordéis e espaço para a prática de esportes.

As termas romanas eram na verdade grandes centros de lazer. Apesar da época, parece que os romanos já sabiam o significado do termo "Qualidade de Vida".

Gostou do posts? Quer ver mais? Clique AQUI e veja os novos posts do blog.

O que achou do post? Que tal deixar um comentário? Ou se quiser ver mais clique AQUI para ir a página inicial do blog e ver novos posts.

0 comentários:

Postar um comentário